- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Em meio a polêmica da taxação dos livros. Hoje durante o banho lembrei-me...
Sempre gostei de ler (incentivada talvez por ver meu pai sempre lendo livros e revistas em quadrinhos. Café da manhã? Tava lá ele lendo após preparar meu mingau de aveia. Hora do almoço no trabalho? Lá tava com algum livro..) Lembro que meus primeiros livros ainda foram na escola, com a tia Solemar, Bruxa Onilda, Memórias de um Cabo de Vassoura de Orígenes Lessa, foram os primeiros que tenho registro. Revistinha da turma da Mônica?! Tinha coleção, aproveitava que meu pai tinha conta na banca e sempre pegava uma quando chegava. Seu Zé até já deixava separada para mim =) E como eu amava ficar colorindo o almanacão de férias!Coleção vaga-lume, li diversos, aproveitando que a minha mãe, como professora de português, recebia os lançamentos.
Nunca foi muito sacrifício pra mim ler os livros propostos da escola, não que alguns fossem chatos, mas lia com prazer.
No 1o ano do ensino médio, passava o tempo esperando o início das aulas da tarde, na biblioteca da escola. Nessa época gostava muito de Globo Ciência (que aliás foi onde li pela primeira vez ainda em 1992 sobre tela de plasma) e Super Interessante, além de ter lido diversos de Shakespeare para adolescentes e muito Machado de Assis.
No 2o ano, lembro dos meus colegas tentando arrumar resumos dos livros, e O Primo Basílio (Eça de Queirós) terem pego a mini série na locadora, pois não tinham paciência para ler. E eu me deliciando com as histórias de A Senhora (José de Alencar), O Cortiço (Aluísio de Azevedo) (apesar de ser meio chatinho) e cia.Poucos foram que acabei relendo, Cem Anos de Solidão do Gabriel Garcia Marquez foi um que li umas 3 vezes. Era como rever um filme, já sabia a história, o final, mas me emocionava em cada etapa. Ainda quero reler As Brumas de Avalon (Marion Zimmer Bradley), ainda lembro da emoção de navegar pela história do Rei Arthur. E até hoje, quando vejo qualquer filme ou série, acabo traçando um paralelo com este livro.
Ao longo da minha vida de leitora alguns livros me impactaram. Mas o primeiro que deu uma bugada no meu cérebro foi Eram os Deuses Astronautas? (Erich von Däniken) que li aos 13 anos. Lembro que sempre o via na estante de casa, até que resolvi me aventurar. Não sabia do que se tratava, só achara o título interessante, e foi como fritar minhas convicções. Lembro que tive que dar uma parada de alguns meses, recompor a minha fé e então retornar. Esse é outro que está na lista de releitura, agora com uma Vivi crescida.
Uma das agradáveis surpresas foi o Mito da Felicidade (Jennifer Michael Hecht) que comprei num sebo com total despretensão. Nessa época visitava com frequência os sebos da cidade, sem muita intensão de adquirir algo, era mais como um passeio (ok, me julguem, eu gosto de passear no sebo e em supermercado e em cemitérios, mas isso é história pra outra postagem). Então tava lá, olhando as prateleiras e vi esse livro. O título me atraiu (e o preço também), levei. E que livro maravilhoso. Descontrói bastante coisa.Um outro que mexeu com a minha forma de pensar foi Rápido e Devagar do Daniel Kahneman, que ganhei de presente. Caraca! Criou uma fenda da minha mende. Fez-me ver, principalmente como as notícias dos jornais são dadas, de uma forma totalmente diferente.
Já tive um período que li praticamente nada, quando muito alguma revista Marie Claire. E já tive o período das biografias, Isaac Newton, Gengis Khan, Sara (a mulher de Abraão), Stalin, Angelina Jolie =D foram algumas. Li o Livro das 1001 Noites (maravilhoso)!
Mas 2 livros que li recentemente e fizeram minha mente explodir. O primeiro li em 2019, O Jeito Disney de Encantar Clientes (Michael D. Eisner). Rapaz! Eu que já era encantada pela Disney fiquei extasiada. Lembro que a minha mente fervilhava, milhares de ideias pra aplicar no trabalho (que infelizmente não houve tempo hábil), parece que tinham me dado óculos novos, minha visão tinha mudado.
O 2o, li durante a quarentena, num momento de mais introspecção. Era sobre Comunicação Não-Violenta do Marshall Rosemberg. Eu tinha sido apresentada ao assunto em 2019, vi vários videos, fiz um mini-curso no Allura (que conto um pouco aqui), mas o livro... O livro... Faz a mente explodir! Transformou muito a forma como vejo as coisas, e apesar de ainda nem sempre conseguir aplicar os ensinamentos, me fez ter mais consciência sobre tudo. É o livro que recomendo a todo mundo!
Atualmente estou lendo o Antifrágil do Nassim Nicholas Taleb, que também tem me mostrado outras formas de pensar... Já era pra ter terminado, mas os últimos meses foram intensos emocionalmente e acabei protelando a leitura.
Como meta diária, nem sempre cumprida, coloquei 20 minutos de leitura, o quê dá umas 10 páginas. Neste período meio conturbado tenho procurado ser amorosa comigo mesma e não cobrar tanto, só ir curtindo.
** Já li livros de mais de 400 páginas no banheiro. Quem disse que não tem tempo pra ler é porque não sabe aproveitar os momentos.
Enquanto isso meu backlog de livros vem crescendo (como os rascunhos do blog). e estou com cerca de 90 livros pra ler. Alguns como Inteligência Positiva (Shirzad Chamine) e Inteligência Emocional (Daniel Goleman) estão no topo lista.
E você? Quais foram os livros que fizeram sua mente girar? Conta aí...
Você pode adquirir os livros aqui listados no site da Amazon.com.br, compre pelo link abaixo:
- Memórias de um Cabo de Vassoura - Orígenes Lessa
- O Primo Basílio - Eça de Queirós
- Senhora - José de Alencar
- O Cortiço - Aluísio de Azevedo
- Cem Anos de Solidão - Gabriel Garcia Marquez
- As Brumas de Avalon - Marion Zimmer Bradley
- Eram os Deuses Astronautas? - Erich von Däniken
- O Mito da Felicidade - Jennifer Michael Hecht
- Rápido e Devagar - Daniel Kahneman
- O Jeito Disney de Encantar Clientes - Michael D. Eisner
- Comunicação Não-Violenta - Marshall Rosemberg
- Antifrágil - Nassim Nicholas Taleb
- Inteligência Positiva - Shirzad Chamine
- Inteligência Emocional - Daniel Goleman
- Coleção a Bruxa Onilda
- Coleção Vaga-Lume
- Turma da Mônica
- Isaac Newton - Uma Biografia - James Gleick
- Gengis Khan - A Vida do Guerreiro que Virou Mito - John Man
- Sara - Marek Halter
- Stalin - 1939-1953 Triunfo e Tragédia (volume 2) - Dmitri Volkogonov
Local:
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos







Comentários
Postar um comentário
Manda um recadinho pra mim