- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Há alguns anos eu estava procurando uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Estava procurando um local onde pudesse alcançar meus objetivos profissionais.
Faziam alguns bons meses que eu enviava currículos, sem sucesso. Então num dia entraram em contato comigo, diziam que meu currículo era muito bom e me chamaram para uma entrevista.
Lembro até hoje, foi em 2013, os protestos a todo vapor pela cidade, os black blocs cada vez mais atuantes.
![]() |
| Black Bloc - Foto: arquivo pessoal |
![]() |
| Manifestação - Foto: arquivo pessoal |
E lá fui eu para o centro da cidade para entrevista. Coloquei a minha melhor roupa, treinei um pouco em frente ao espelho, para ganhar aquela confiança e não fazer feio na hora.
No contato telefônico não disseram para qual vaga era, e eu, tão feliz por ser chamada para uma entrevista após meses, não perguntei.
No escritório, um pouco ansiosa, mas tranquila, currículo em mãos, não demorou muito fui chamada. Fomos para uma salinha. A mulher fez várias perguntas, aquelas típicas de entrevista, minha experiência, como me via daqui a tanto tempo, o que queria para minha carreira. O papo estava bom...
Foi aí que veio a proposta. Na verdade não havia uma vaga, mas um conjunto de possíveis vagas que eu me candidataria. A empresa de RH na verdade era uma "consultoria de realocação". Falou das vantagens, uma equipe especializada analizaria meu currículo, varia os ajustes para torná-lo mais atraente, fariam a carta de apresentação, enviariam para trocentas empresas, inclusive para vagas exclusivas que somente eles tinham acesso, e ainda teria algumas consultas com um coach de carreira. Ela ainda ressaltou que em *média* as pessoas com o meu perfil conseguiam uma nova alocação em 1, 1 1/2 mês.
Eu, meio desanimada com a falta de retorno dos meus envios, aquela proposta parecia interessante. O pagamento seria feito por um valor naquele momento e após a minha contratação um percentual sobre o primeiro salário. Hummm 🤔
Quando ela falou o preço dois escorpiões que moravam no meu bolso tiveram uma parada cardíaca. 😲 Na época lutando para manter as minhas contas em dia, só pensava "Não tem como pagar isso!". Polidamente declinei da proposta.
Mas espere, não vá agora! Hoje sei que tudo isso é uma estratégia de venda, falam dos infinitos itens que a proposta tem, das vantagens, jogam um preço lá na estratosfera (aquele que 99% das pessoas não pagariam), depois colocam mais alguma coisa e falam um preço razoável dividido em suaves prestações estilo Casas Bahia. Então ela falou esse preço. Na época eu estava juntando um dinheirinho para trocar o sofá de casa que estava pedindo aposentadoria, o valor era exatamente do sofá (um grande de 3-4 lugares pra caber a família toda sentada junta, como se a gente assistisse algo todos juntos na época).
Meus escorpiões estavam alvoroçados. Comecei a papear com eles:
👩 - "Mas olha são em 6x."
🦂 - "Mas você vai ficar sem o sofá!"
👩 - "Sim, mas supondo que eu consiga um emprego que pague mais dentro de 2 meses, em pouco tempo recupero esse dinheiro e compro o sofá"
🦂 - "MAS SÃO 3K!!!"
👩 - "Em 6x e em 2 meses começo a recuperar"
E foi assim que assinei o contrato com eles.
Preenchi o formulário para eles fazerem meu CV, me enviaram uma cópia e comecei as consultas com o coach, que foram até legais.
Após um mês solicitei um relatório para saber como estava o andamento, pois não tinha recebido nenhum convite de entrevista. 17 vagas. Um bom número. Na hora da venda disseram que mandariam um feedback períodico do andamento dos processos, na prática só enviavam quando eu solicitava.
Enfim... Ao final de 6 meses o resultado foi:
- 82 candidaturas
- 0 entrevistas
- Menos 3k na conta
- E a sensação de ter sido enganada 😩
Então agora durante a pandemia, após entrar nas estatísticas, comecei a colocar CV nas empresas, quase 2 meses sem sucesso recebo uma ligação dizendo que meu CV havia sido selecionado, que era muito bom e me chamando para uma entrevista. Calejada, perguntei para qual vaga. Meio desconversaram, insistiram em ter uma conversa presencial. NO MEIO DA PANDEMIA! Pedi para ser via reunião virtual, informaram que TINHA que ser presencial. Já sentindo o cheiro de golpe, não aceitei.
Durante esse meu período de busca acho que recebi mais ligação desse tipo de "consultoria" do que realmente para entrevista. Mas agora com um pouco mais de experiência me desvencilho logo de início.
Se a empresa não responde para qual vaga é, onde encontrou seu CV, não dá alternativas para a "entrevista", é cilada Bino!
![]() |
| Imagem da Internet |
#entrevista #manifestacao #2013 #ciladabino




Comentários
Postar um comentário
Manda um recadinho pra mim