- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Como contei ontem, aquela era a corrida que eu queria ter feito. Muita celebração e tals.
Mas as coisas não saíram bem assim. Já no início daquela semana minha amiga ia terminar um curso importante no final de semana da prova, como a mesma podia ser concluída entre 9 e 12, jogamos a data da corrida para depois que ela voltasse. Dava tempo de sobra.
No decorrer da semana novos acontecimentos, e em Planos e Suas Mudanças relatei toda a minha frustração. Desde o início da notícia eu e as kids ficamos em isolamento até que os 3 tivessem o resulado dos testes. Foi um corre-corre danado, agenda que não tem no laboratório, plano que nega exame. Enfim, só tivemos o resultado de todos no dia 15/10, 8 dias após tudo começar. Todos negativos.
Ainda sob o efeito das expectativas quebradas, recomeço o plano para realizar a prova. Não queria fazer mais nenhum longão para não me desgastar, fiz só 2 corridas (4 e 8k) para checar como estava o fôlego.
Sem conseguir conciliar a agenda com as minhas amigas, o momento tinha passado, a parada era para ter sido 2 semanas atrás, vi mais uma vez que era eu sozinha nisso.
Como tudo começou
Há 10 anos fiz a minha primeira Meia Maratona (conto um pouco em A Minha Primeira Vez). Depois que a fiz fiquei muito tempo sem correr com regularidade, fazia esporádico, não tinha mais vontade de acordar de madrugada para correr. Estava num momento diferente.
Já andava nostálgica quando a minha amiga se inscreveu na Meia. Estava com várias viagens para fazer, mas a dedicação dela estava me inspirando. Então decidi que ia, porém de pipoca, só pela diversão já que a prova seria em junho e eu teria uns 3 meses pra treinar somente.
Então veio o corona e todas sabem o que rolou...
A prova fora remarcada para outubro e ela decidiu que faria. "Tô contigo!" - falei pra ela.
Os preparativos
Iniciei os treinos em julho, dia 08/07 sem muita regularidade. Conforme a data foi se aproximando os treinos ficaram mais fortes. Há 1 mês e meio da prova que consegui fazer 10k no esforço. Tinha que melhorar muito se não ia morrer no dia.
3 semanas da prova fiz 15k, 2 semanas 17k, agora era só manter.
Com a questão do covid, acabei ficando 10 dias sem correr. Mas a determinação estava maior.Chegou o dia. Várias vezes ao longo daquele dia pensei em "desistir", adiar para o dia que as crianças estariam comigo, para o dia que fosse possível minhas amigas estarem presentes. Foram várias emoções ecoando na minha cabeça.
Tomei meu super coffee, almocei macarrão, separei toda bugiganga que ia levar. Mas até o momento que saí de casa a vontade de desistir estava latente.
Então vamos....
Escolhi por começar no Santos Dumont, ali tem uma vista bonita e com entardecer fica até poético.
Alongamento, aquecimento, fiz meus registros iniciais, levei a GoPro pra ir filmando pelo caminho para evitar de ficar tirando o celular do braço e preservar a bateria do mesmo.
Minha meta era terminar em até 2h30, 12 minutos abaixo de há 10 anos. Desafio!
Nem comecei e o joelho direito já pede calma.
Aterro - Sigo pelo Aterro, MAM, Monumento aos Pracinhas, Marina da Glória, Praia do Flamengo, vou registrando um pouco da jornada. Até aí seguindo a estratégia corre 500m anda 100m fui me aquecendo.
Fui chegando no Monumento a Estacio de Sá, o dia indo embora, ia entrar para a Praia de Botafogo, bom momento para fazer o registro. Pego a GoPro pra gravar. E A DES-GRA-ÇA-DA ESTÁ TRAVADA!!!! ÓDIO!! Correndo tento tirar a bateria. Nada! Oh vontade de jogar longe... Humpf...Então vamos de celular mesmo.
Urca - No caminho pra Urca, pausa do xixi. [olhos revirando] Fiz antes de começar mas já esperava por isso. Chego lá no pôr-do-sol, estava bonito, mesmo meio nublado. Vou até o forte. Sigo por umas ruas internas para chegar na Praia Vermelha, mas adivinhem, me perdi... Aff!
Acabei saindo na mesma rua que cheguei e decidi por seguir para Copacabana.
Leme-Copacabana - O túnel estava lindo. O joelho já reclamava. Passo pela Princesa Isabel e vou até a Mureta do Leme. Metade da prova concluída, o cansaço já começa a bater.
Em certo momento em Copacabana sinto que começou a ficar mais difícil, sinto ter uma descarga de ácido pelo corpo. "Devo ter chegado aos 18k" - pensei. Confere no app, 18k! Sabia! Dá uma olhada no tempo. Para alcançar a minha meta precisaria completar os próximos 3k em um pouco mais de 20min. Com as pernas vacilando começo a duvidar de mim.
Na playlist começa uma música mais calma. "Por que cargas d'água eu não a tirei?" Passa pra próxima. Preciso de algo pra dar aquele gás. Tomo mais um carbo. E vamos no ódio.
Arpoador-Ipanema - Sigo pro Arpoador, confere app, 19.3k. Esse 21k que não chega!
Quando entro em Ipanema já sem fôlego e forças e 20.alguma coisa. Ahhh!!! Eita quilometrozinho distante!
Vamos, último nitro. Último sprint. Na playlist tocando Drag Me Down de One Direction dá mais um gás. Posto 9. 21k! Finally!!
Cansada, suada, sem fôlego, praticamente sem energia, com raiva da GoPro, consegui concluir.

Quando entro em Ipanema já sem fôlego e forças e 20.alguma coisa. Ahhh!!! Eita quilometrozinho distante!
Vamos, último nitro. Último sprint. Na playlist tocando Drag Me Down de One Direction dá mais um gás. Posto 9. 21k! Finally!!
Cansada, suada, sem fôlego, praticamente sem energia, com raiva da GoPro, consegui concluir.


Faço os últimos registros e sigo para casa para me recuperar e celebrar comigo mesma.
Resultados:
Tempo 2h36 (acima da meta, mas abaixo de 10 anos atrás. E tendo em vista os percalços e o treino de 3 meses, foi uma vitória)
Ritmo 7:24/km
Calorias 1400 gastas
Menos 1kg na balança
E dois joelhos mortos
Ritmo 7:24/km
Calorias 1400 gastas
Menos 1kg na balança
E dois joelhos mortos
Local:
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos





Comentários
Postar um comentário
Manda um recadinho pra mim