As Sandálias Negras


Hoje recebi um video de uma senhora recitando um poema As Sandálias Negras dito que era de Gabriel Garcia Marquez (que descobri ser de Marsiel Hilero Rivera, confira aqui), que nos traz uma bela reflexão sobre o que o medo e a espera do momento "certo" nos faz perder...

E me lembrei que eu cresci tendo a roupa de sair (aquela bonita, nova) e a roupa de ficar em casa (sempre mais simplesinha, fuleirinha, em geral uma roupa de sair que perdera o viço). Quando ganhava uma roupa nova das minhas tias elas iam direto pra gaveta de roupa de sair, aguardando o momento de ter uma festa, ir à igreja, uma visita a um parente, enfim "algo que fosse especial". Perdi algumas roupas nessa espera, pois cresci e elas já não cabiam mais...

Quando a Maria nasceu, eu tinha isso bem solidificado em minha mente. Roupa de Sair. Roupa de Ficar em Casa. Lembro de ter guardado um macacão lindo para ela usar quando fossêmos em uma festinha, quando fui vestir a bebê já não cabia mais. =(

Quando ela cresceu e passou a escolher e se vestir sozinha, ela ganhava uma roupa e já colocava pra jogo. Às vezes, eu ainda com aquela ideia de Roupa de Sair, Roupa de Ficar em Casa, tentava argumentar. Mas, ainda bem, nunca me ouviu e lá ia ela linda e faceira brincar na lama com o vestido de baile =]

E fui percebendo que ela estava certa. Por que ganhar algo e guardar? Todo dia é um dia especial! Cada manhã é uma oportunidade de fazer algo novo, diferente, tentar novamente. Seja grato!

Quantas vezes esperamos o momento certo para dizer algo e quando percebemos ele passou? Quantas vezes ficamos com medo e paralisados esperando que um sinal venha dos céus e quando nos damos conta a vida passou e nem vivemos?

Só temos o aqui e o agora!Viva! Seja Grato!

Não economize palavras de carinho! Diga que ama! Peça desculpa! Comemore! Chore se sentir vontade! Não espere não existir mais oportunidade para se lamentar.

Deixo aqui o poema:

AS SANDÁLIAS NEGRAS

Da última vez que dei uns sapatos pra minha mãe, foram umas sandálias pretas.
Estreou nesse mesmo dia. Quando as vi até fiquei surpreso!...
Comprei-as para ′′ um dia especial ′′ e perguntei-lhe:

_ Por que você estreou tão rápido?
E ele respondeu...
_ " Uhum, e se eu morrer amanhã?... outra vai estrear. Não, filho, estas são para estrear hoje mesmo!"
Foto da internet

Dois meses depois minha mãe faleceu.

Hoje eu voltei a lembrar das sandálias pretas da mamãe - um pouco desgastadas - E lembrando eu imagino:
Do que estamos esperando para estrear?
O que realmente é um dia especial?... quando a vida se vive uma vez.
Assim passamos a vida... esperando o momento certo, o momento certo, o dia especial para estrear aquilo que nos fará sentir melhor.
Quanta gente chegou aqui sem dizer o que quis, sem colocar o que queria, sem voltar pra algum lugar ou sem pedir perdão?
Os amores que nunca foram... por esperar um pouco para dizê-lo?
Casamentos que se quebraram porque o outro... não disse ′′ perdão ′′ primeiro?.
Os amigos que deixaram de falar... por um mal entendido?.
A família que nunca mais se reuniu... Porque eles não encontravam um dia?.
Os sonhos que ficaram em sonhos... por esperar pela oportunidade?.
As pessoas honestas que perdemos... Porque foi sincera e doeu?.
E se ele não chegar amanhã...?

O que você deixou sem estrear... para que outro estreasse?
Quem você deixou... para que outro amasse?
Quais palavras você deixou sem pronunciar?
Com que perdão no peito você ficou?
A quem você deve uma explicação?
Para quem você deveria ter dado uma chance?
Quem você deveria ter fechado a porta, sem nunca olhar para trás?
Qual aventura você deixou sem fazer?

′′ Guardamos sem estrear palavras, companhia, sentimentos, sonhos... só por medo de fracassar, por vergonha ou pior ainda por orgulho!"

E assim vamos acalmando o batimento cardíaco, sem perceber que ficamos inertes diante da vida, por esperar até amanhã.

′′ MANHÃ não existe... é só uma esperança, uma ideia que talvez não chegue, só nos resta... HOJE ′′

É preciso estrear os sapatos antes de outro... Lute pelo que você ama, lute pelos seus sonhos e 
VIVER TENTANDO antes que outro se atreva à melhor façanha.

Lembre-se disso:
VIVA A VIDA!

E todas as manhãs, quando abrimos os olhos nesta terra de ′′ loucos ", é o jeito que Deus está nos dizendo:
Vamos!... Continue!... Atreva-se a tentar, arrisque-se... Talvez este seja o dia, se falhar não se preocupe... Eu estarei aqui e se você vencer... também

Hoje estive no mesmo lugar onde está o seu corpo, em silêncio e com lágrimas nos meus olhos lembrei-me das suas sandálias pretas... E lembrei que eu queria estrear uns mocassins coloridos e por medo que eles se molhassem... Não me importo Coloquei eles!
E se eles se molharem?... secem.
E se eles quebrarem?... Usei-os.
E se não funcionar?... Eu tentei!

Agora, já aqui pensando:
HOJE é um bom dia para estrear sapatos...
Para começar a tornar seus sonhos realidade "

Você ainda tem alguma coisa sem estrear?


Comentários