Lembranças da infância: Bandeira

Hoje ao ir para o trabalho e ao passar pelos Bombeiros, os vi fazendo uma "solenidade" para hastear a bandeira. Já a algumas semanas que venho reparando. Este momento sempre me remete aos meus tempos de escola quando fazíamos a formação em fila (sempre por ordem de tamanho) e cantávamos o hino nacional enquanto a bandeira subia no mastro (sem trocadilhos, por favor =)

Tinha sempre um grupo que era escolhido com poucas variações (bem, essa é a lembrança que tenho). Eu me lembro de ficar sempre ansiosa com este momento da escolha, pois ao mesmo tempo que queria ter a honra de hastear a bandeira, tinha vergonha demais de estar na frente de todos.

Até que um dia aconteceu, fui escolhida! Um turbilhão de emoções me tomou conta, eu tinha uns 9, 10 anos e estar na frente de toda a escola era um imenso desafio.

Começaram a cantar o hino e eu comecei a subir a bandeira... Teve uma vez que alguém subiu tão rápido que na metade da primeira parte do hino a bandeira já tremulava lá no alto. Então eu pensava, "tenho que subir devagar, tenho que subir devagar".
Eu fiquei tão preocupada com isso que não prestei atenção no hino e quando ele acabou a bandeira ainda não estava no alto =( Aff. Faltava pouquinho, mas não tinha terminado :( Fiquei morrendo de vergonha (coisa de criança).

Tenho lembrança de ter sido chamada mais vez e ter feito tudo certinho :)

Com o passar dos anos, já não cantávamos mais o hino, já não lentávamos a bandeira. Hoje acho que já não mais existe nas escolas esta solenidade.





Comentários