Ao resgate...

Seguíamos, eu e o Bento, pela Rua São Clemente, a caminho do médico, quando vimos na calçada um miquinho estatalado no chão. Uma senhora o olhava com cara de pena, eu achei que estivesse morto, mas ele deu um "ninja" e foi correndo se esconder por entre os carrinhos de compras do super mercado em frente.

Os outros micos, do alto das árvores, gritavam alucinadamente. Ficamos um tempo olhando até compreendermos que o mico que caíra era filhote e o mico desesperado sem saber por onde descer era a mãe. Ela pulava da árvore para a marquise do prédio, desta para a janela e depois para os fios, mas não conseguia perceber por onde descer.

As pessoas se aglomerando na calçada a impediam de ir pelo único caminho disponível - descer pelo tronco da árvore, atravessar a calçada até o filhote.

Vivianne Montalvão - Mico
Foto: Vivianne Montalvão - Micos na Urca
Estávamos começando a ficar atrasados para a consulta, mas não podia deixar aquela mãe em desespero. Tinha que agir. Fui até onde o pequeno filhote estava e, apesar de tentar fugir, consegui agarrá-lo pelo rabo.

Ele gritava. Os outros micos gritavam. As pessoas olhavam.

Suavemente consegui envolvê-lo com minhas mãos e o bichinho, apesar de filhote, fez força para não soltar de onde se agarrava.

Levei-o até a árvore e coloquei-o no tronco, ele subiu rapidamente e foi ao encontro da mãe. E o bando seguiu se foi.

As pessoas se dispersaram e seguimos nosso caminho, apertando o passo mas com o coração largo.

Comentários