Das Eleições

Hoje foi dia de eleições gerais.

Escolhemos nossos representantes para o Senado, Câmera de Deputados Federal e Estadual, Governador e Presidente.

Aqui no Rio a escolha estava bem complicada dentre as opções oferecidas, era tipo assim:


Durante a campanha ouvi várias pessoas defendendo a anulação do voto. Um dos argumentos usados era que se mais de 50% das pessoas não votassem ou votassem nulo ou branco as eleições seriam anuladas... Isto vinha de um entendimento errôneo da lei eleitoral (veja aqui a explicação). O candidato é eleito se tiver a maioria dos votos válidos. E o que são votos válidos? São os votos nominais (dado a um candidato) e os de legenda (dado a um partido), ou seja, votando nulo ou em branco você simplesmente joga seu voto no lixo, pois ele não será computado.

Saiba mais: Entenda a diferença entre votos válidos, nulos e brancos

Eu entendo que quando se anula o voto, delega-se a outrém a sua decisão de escolha. E você sabe para quem está delegando este poder?

Muitos estavam decepcionados com a política, mas se queremos uma mudança ficar de braços cruzados é a pior saída.

Saiba mais: Voto consciente


Ainda temos o 2o turno para nos decidirmos quem conduzirá o país nos próximos 4 anos. Muito a refletir, muito a verificar...

Saiba mais: Ranking dos políticos

Saiba mais: Dúvidas se o seu candidato nos debates está falando a verdade ou tudo não passa de lorota, confira o blog Preto no Branco



Comentários