- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Outro dia numa roda de mães duas adolescente comentaram que um amigo de 13 anos ficava sozinho em casa, a mãe saia para trabalhar (no caso dela era aeromoça) e o rapaz ficava em casa. As mães indignadas falavam: - Que absurdo!!! Ela pode ser presa!!! A criança fica carente!! - e outros julgamentos
Fiquei um pouco surpresa (mas acho que não deveria), criança?! O garoto tem 13 anos! Eu com 10 já fazia as compras da semana de casa! Minha mãe com 8 cuidava das irmãs mais novas e da casa! Será que estamos exagerando na dose de proteção?! Disse: - Gente, ele tem 13 anos! Já dá para se virar? - Mas ele pode fazer besteira... Ah, tá! Como se a vigilância intensiva fosse impeditivo de fazer besteira. Conheço pessoas que os pais, avós tinham marcação serrada, nos horários, mantinham vigilância e mesmo assim os adolescente aprontavam. Não é vigilância que impede as lambanças, mas orientação correta, a conversa constante, é o estar presente na vida do filho (e mesmo assim, tenha certeza, que ele poderá acabar fazendo alguma das tais besteiras, mas a probabilidade diminuí) E estar presente não é passar o dia todo no pé do filho, é naquele tempo que estiver com ele (o tempo que você tiver disponível) estar dando atenção a ele, não atualizando status no Facebook, lendo mensagens do trabalho, vendo vídeo no Youtube... Mas intrigada com o comentário "ela pode ser presa!" fui buscar informações. Em uma reportagem especialistas em direito penal informam "De acordo com a lei, apenas aos 16 anos a pessoa é capaz de praticar por conta própria alguns atos da vida civil. Nessa fase se inicia uma minoração de alguns deveres que recaem sobre os pais.", "É considerada capaz, pela lei, a pessoa de 18 anos e, relativamente capaz, no aspecto cível, a partir dos 16 anos." Mas hein?! Em outro local, respondendo a um questionamento de um internauta, dizem que no caso de iniciação sexual é entendido como limite mínimo para discernimento do certo e errado a idade de 14 anos. Hã!
Deixa vê se entendi... Então o guri pode trepar a vontade a partir dos 14, pode até fazer filho, mas não pode ficar sozinho em casa. Muito coerente.... Há um tempo atrás saiu uma reportagem falando de um grupo de crianças que ficavam perambulando pelas ruas de uma famosa área de comércio em São Paulo. Neste grupo haviam crianças de 5 anos, talvez o mais velho não passasse dos 11. O que o poder público disse: "Não podemos impedir o direito de ir e vir destas crianças..." Hã...
Deixa ver se entendi: Sozinhas em casa elas não podem ficar, mas sozinhas na rua podem... Fontes: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20100610053600AAXn9yY http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL724293-5598,00-DEIXAR+CRIANCA+SOZINHA+EM+CASA+E+CRIME.html http://estilo.br.msn.com/demaepramae/blog/ana-kessler/post.aspx?post=fcfdee9d-8543-47ac-8a24-c181a34d2fea
Comentários
Postar um comentário
Manda um recadinho pra mim