- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Fazendo meu passeio diário pelo Facebook entrei em uma postagem que me levou ao artigo "Precisamos falar sobre as lembrancinhas" - que tecerei comentários em outra oportunidade ou não (ficará hibernando até o momento de vir a vida) - que acabou me levando a este O cúmulo da ousadia: a mãe queria ser a primeira.
Ele é bastante longo, confesso... Mas resumindo, a mãe-colunista conta a sua tentativa frustada de ir dormir antes de todos da casa. Ela queria somente UM dia não fazer aquela cerimônia toda para colocar as crianças na cama. Eu não consigo entender qual é o problema do pai ficar com as crianças e fazer o ritual de ir dormir de vez enquanto (no caso do artigo). Eu compartilho esta tarefa com o pai, nos dias que a TPM está atacada ou estou cansada demais e ele assume rapidamente a tarefa. No stress!
Uma vez a Maria levou uma amiguinha para dormir em casa. Já estava combinado um tempo, por isso apesar da insônia que vinha me atacando naquela semana me fazendo ficar terrivelmente cansada, mantive o combinado. Esse dia eu não conseguia me manter em pé direito de tanto cansaço, mas fiz a pipoca, o lanchinho, e me segurei até o pai chegar. Quando ele chegou passei o turno para ele, ainda deixei separado as coisas para ele arrumar a cama das crianças. Dei um beijinho em todo mundo e fui para cama, DORMIR! Abstraí total. Já tinha delegado. Claro!
Ele é bastante longo, confesso... Mas resumindo, a mãe-colunista conta a sua tentativa frustada de ir dormir antes de todos da casa. Ela queria somente UM dia não fazer aquela cerimônia toda para colocar as crianças na cama. Eu não consigo entender qual é o problema do pai ficar com as crianças e fazer o ritual de ir dormir de vez enquanto (no caso do artigo). Eu compartilho esta tarefa com o pai, nos dias que a TPM está atacada ou estou cansada demais e ele assume rapidamente a tarefa. No stress!
Uma vez a Maria levou uma amiguinha para dormir em casa. Já estava combinado um tempo, por isso apesar da insônia que vinha me atacando naquela semana me fazendo ficar terrivelmente cansada, mantive o combinado. Esse dia eu não conseguia me manter em pé direito de tanto cansaço, mas fiz a pipoca, o lanchinho, e me segurei até o pai chegar. Quando ele chegou passei o turno para ele, ainda deixei separado as coisas para ele arrumar a cama das crianças. Dei um beijinho em todo mundo e fui para cama, DORMIR! Abstraí total. Já tinha delegado. Claro!
E toda vez que leio algo ou ouço alguma mãe reclamando que é cansativo, fico a pensar o quanto é a nossa culpa também. Nós tomamos para si TODAS as tarefas de casa/mãe (fora que ainda temos que ser mulher e profissional), como se fôssemos as únicas pessoas a saber. Acumulamos muitos papéis e não dividimos nada.
Em algumas conversas vinha aquela ladainha "Eu faço tudo, eu que coloca as crianças para tomar banho, dou a janta, sento para ajudar no dever de casa, se acorda de madrugada eu vou lá... eu, eu, eu, eu..." E eu: "Coloca o maridão para ajudar" E uma vez ouvi a seguinte resposta: "Ah! Mas toda vez que deixo sempre acontece alguma coisa, sempre vem um machucadinho..."
Pô o cara não é o pai?! (Não entraremos em discussões filosóficas) Na hora de fazer não curtiu o momento?! Então por que não pedir ajuda?! Nas primeiras vezes a criança não aparecerá com aquele cabelo impecavelmente alinhado, estará com uma saia de bolinha e uma camisa xadrez 2 números maior, irá dormir sem tomar banho.
Vou contar um segredo não somos onipresentes! Assumir TODAS as tarefas e não dividir/delegar só você ficar mais cansada/irritada.
A coisa é simples, se não pedirmos ajuda ao companheiro, pode ter certeza que ele não irá oferecer. Tire isso da sua cabeça!!
Em algumas conversas vinha aquela ladainha "Eu faço tudo, eu que coloca as crianças para tomar banho, dou a janta, sento para ajudar no dever de casa, se acorda de madrugada eu vou lá... eu, eu, eu, eu..." E eu: "Coloca o maridão para ajudar" E uma vez ouvi a seguinte resposta: "Ah! Mas toda vez que deixo sempre acontece alguma coisa, sempre vem um machucadinho..."
Pô o cara não é o pai?! (Não entraremos em discussões filosóficas) Na hora de fazer não curtiu o momento?! Então por que não pedir ajuda?! Nas primeiras vezes a criança não aparecerá com aquele cabelo impecavelmente alinhado, estará com uma saia de bolinha e uma camisa xadrez 2 números maior, irá dormir sem tomar banho.
Vou contar um segredo não somos onipresentes! Assumir TODAS as tarefas e não dividir/delegar só você ficar mais cansada/irritada.
A coisa é simples, se não pedirmos ajuda ao companheiro, pode ter certeza que ele não irá oferecer. Tire isso da sua cabeça!!
Local:
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário
Manda um recadinho pra mim