- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Ou "Estrada de mil léguas começa no primeiro passo "
Já havia passado um certo tempo do término do curso quando resolvi finalmente fazer a prova.
Até então não me sentia preparada para dar este importante passo...
O INÍCIO
Sempre tive alguma dificuldade para manter os estudos por muito tempo, acabo me distraindo com outras coisas, e por este motivo preparei toda uma estratégia para tentar-me manter focada:
.: O Horário
Bem, estudar com as crianças acordadas seria impossível, então começaria o meu turno de estudos depois delas dormirem, ou seja, depois das 22h. A princípio ficaria das 22:30h às meia-noite, achei que seria um tempo suficiente, já que eu estava acostumada a ir dormir por este horário mesmo.
.: O local
Defini que estudaria na minha mesa do computador, pois assim deixaria todo o material por ali e não precisaria ficar armando e desarmando o circo a cada turno. Ao iniciar o turno de estudo, limpava a minha
mesa, quero dizer, tirava qualquer coisa que pudesse desviar a minha atenção, livros, revistas, fotos, borrachas, canetas coloridas, etc...
.: A meta
Peguei o livro da Santa Rita (3a Edição) e pensei em seguir como no curso, um capítulo por semana, e estudaria somente durante a semana, nada no fim de semana, este era para descansar. Esta era a meta. E para ajudar na memorização, pois claro, após 14 semanas de estudo praticamente teria esquecido o que li na primeira, eu marcava no livro os trechos que eu julgava importantes e conforme eu ia lendo um tópico do capítulo fazia um resumo, assim no final de tudo, qdo fosse fazer a revisão, eu iria direto ao resumo e economizava um tempo. Quando eu terminasse de ler o livro eu marcaria a prova.
Então comecei a estudar... e começaram os obstáculos... As 2 primeiras semanas fui num ritmo bom, apesar de não ter concluído o capítulo da semana, mas estava mantendo a consistência, este era um ponto que sempre achei importante: manter a consistência, pois eu sabia que não adiantaria estudar um dia e passar semanas sem pegar no livro e depois continuar a estudar, eu estaria sempre começando...
Mas sempre tinha um dia que as crianças estavam mais elétricas e me davam uma canseira, outro estava de TPM ou estressada com o trabalho e não conseguia me concentrar, outro era aniversário de alguém e chegava tarde e cansada... Mas estava seguindo, aos trancos e barrancos, mas seguindo...
Então começaram as viagens a trabalho, em algumas passava a semana fora, pensei: "No problems! Levo o livro e vou lendo no avião ou ônibus e, depois do treinamento, eu leio no hotel" - Bah! O livro conheceu Macaé, Natal, Salvador, mas se li 2 páginas acho que foi muito...
Estava complicado, meti na cabeça de fazer a prova no final do ano, tinha que focar... Reiniciei os estudos, mesmo com as viagens estava decidida a manter o foco. Estava engajada, até orgulhosa de mim mesma, quando veio a mudança...
A mudança foi um furacão (que ainda não contei, mas o farei), tínhamos 1 mês para arrumar outro
apartamento e sair do estávamos. Foi uma loucura, mas conseguimos com a benção de Deus! (Veja aqui um pouquinho como foi) Uhhhhuuuu!!!!
E os estudos?! Estes foram para o saco de vez... Não tinha cabeça para arrumar a casa (pois é, pois além de mãe, esposa, profissional, sou dona de casa e ver tudo revirado me dava uma gastura danada) e estudar... Eu tinha que resolver o problema do armário (como contei um pouco aqui), colocar a casa em ordem, e ainda tinha as viagens a trabalho, simplesmente não conseguia estudar, eu não estava conseguindo sozinha...
O GRUPO DE ESTUDO
Foi quando resolvi que teria que participar de algum grupo de estudo, sozinha estava muito difícil, pois eu ficava me sabotando, pois além dos problemas reais ainda tinha os que acabava inventando para evitar o inevitável. Eu queria a certificação mas tinha medo de não conseguir... Mas era hora de enfrentar o medo... E lá fui eu perguntar ao grande oráculo (google) se existia no Rio algum grupo de estudo. Encontrei um e postei uma mensagem. Dias depois uma pessoa me respondeu, a esperança foi reacendida.
Conseguimos montar um grupo de estudo, traçamos a nossa meta: certificação até o carnaval! Seguimos firmes até as festas de final de ano chegarem, um do grupo ficar desempregado, eu mudar de projeto... Os astros estavam conspirando... O carnaval chegou e a prova não tinha sido feita... Ainda conseguimos ir até o final do livro da Rita, depois disso não conseguimos mais nos reunir. Era hora de seguir sozinha.
No dia 1o de abril marquei a prova (bem propício o dia, não? rsrsrs), para o final de maio. Era o tempo de revisar tudo.
Montei um calendário, era fazer uma revisão de pelo menos 30 minutos por dia até o final de semana anterior a prova e pronto! Estava pronta!
Só que na prática a teoria é outra... Até estava indo bem. Minha alocação no projeto acabava em abril e, sem nada em vista, ficaria uma semana em casa a princípio. Pensei: "Perfeito! Maridão estará viajando justamente nessa semana, não terei o estresse de começar em um projeto novo e ter que sair cedo para pegar as kids e ainda terei tempo para estudar. Oh! Maravilha!!!"
Só que alegria de pobre dura pouco. Justamente naquela semana que eu ficaria estudando, recebi um pedido de ajuda para um projeto que me deu total flexibilidade de horário e não seria a semana toda. Quase irrecusável. Aceitei. Mas... sempre tem um "mas". Aí um outro projeto me chamou para começar naquela semana. OMG. Eu que ficaria 1 semana em casa me via agora alocada em 2 projetos part-time, tendo ainda que ir para um local a 1h de distância de casa e sem marido para ajudar a pegar as crianças na escola.
Claro que estudei quase nada!
"Recupero nas 2 semanas seguintes" - Pensei.
Não foi bem isso que aconteceu. Eu queria ter feito 2 simulados completos, acabei fazendo somente 1. Não consegui revisar o livro todo, mas tinha refeito todos os exercícios dos capítulos. Na semana anterior já não tinha mais cabeça para estudar.
"O que você tinha para aprender, você já aprendeu. Agora relaxa!" - Disse meu sábio maridão.
MOMENTOS ANTES...
Na véspera da prova não peguei nos estudos pesados, fiquei lendo e relendo as fórmulas. Eu tinha combinado com meu chefe de tirar o dia da prova, queria ir tranquila, almoçar com calma, sem estresse.
Planejei-me em fazer a prova em 3h, assim teria 1h para fazer a revisão, dps da primeira 1h30 faria uma pausa para beber água, ir ao banheiro, comer uma barrinha. Tudo esquematizado!
Pedi ao Maridão para pegar o Bento na escola, não daria tempo de chegar em casa e abstraí de tudo...
Então chegou o dia da prova, acordo com o interfone tocando... Era o ônibus do Bento! Dei um berro e um pulo da cama! Como eu pedi para o Pablo pegar o Bento na escola assumí que ele acordaria cedo e tb o colocaria para escola... "Sempre combinar com o zagueiro!" Repita! "Sempre combinar com o zagueiro!
Sempre combinar com o zagueiro!"
Eu queria um dia calmo, já começava estressada... rsrsrs Mas o resto da manhã transcorreu tranquilamente, tirando a ansiedade, claro! Até fui dar uma voltinha na rua para espairecer.
Antes do almoço fui checar meus emails e recebi um email do Andriele da Brainss onde falava sobre seguir em frente e não desistir. =] Bem, propício.
Estava ansiosa e nervosa, e como sempre faço quando assim estou, orei a Papai do Céu, pedi para acalmar meu coração e dar-me força para seguir em frente, caso falhasse. E lendo a Bíblia encontrei estes versículos:
"E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á;
Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á." Lucas 11:9-10
Já havia passado um certo tempo do término do curso quando resolvi finalmente fazer a prova.
Até então não me sentia preparada para dar este importante passo...
O INÍCIO
Sempre tive alguma dificuldade para manter os estudos por muito tempo, acabo me distraindo com outras coisas, e por este motivo preparei toda uma estratégia para tentar-me manter focada:
.: O Horário
Bem, estudar com as crianças acordadas seria impossível, então começaria o meu turno de estudos depois delas dormirem, ou seja, depois das 22h. A princípio ficaria das 22:30h às meia-noite, achei que seria um tempo suficiente, já que eu estava acostumada a ir dormir por este horário mesmo.
.: O localDefini que estudaria na minha mesa do computador, pois assim deixaria todo o material por ali e não precisaria ficar armando e desarmando o circo a cada turno. Ao iniciar o turno de estudo, limpava a minha
mesa, quero dizer, tirava qualquer coisa que pudesse desviar a minha atenção, livros, revistas, fotos, borrachas, canetas coloridas, etc...
.: A meta
Peguei o livro da Santa Rita (3a Edição) e pensei em seguir como no curso, um capítulo por semana, e estudaria somente durante a semana, nada no fim de semana, este era para descansar. Esta era a meta. E para ajudar na memorização, pois claro, após 14 semanas de estudo praticamente teria esquecido o que li na primeira, eu marcava no livro os trechos que eu julgava importantes e conforme eu ia lendo um tópico do capítulo fazia um resumo, assim no final de tudo, qdo fosse fazer a revisão, eu iria direto ao resumo e economizava um tempo. Quando eu terminasse de ler o livro eu marcaria a prova.
Então comecei a estudar... e começaram os obstáculos... As 2 primeiras semanas fui num ritmo bom, apesar de não ter concluído o capítulo da semana, mas estava mantendo a consistência, este era um ponto que sempre achei importante: manter a consistência, pois eu sabia que não adiantaria estudar um dia e passar semanas sem pegar no livro e depois continuar a estudar, eu estaria sempre começando...
Mas sempre tinha um dia que as crianças estavam mais elétricas e me davam uma canseira, outro estava de TPM ou estressada com o trabalho e não conseguia me concentrar, outro era aniversário de alguém e chegava tarde e cansada... Mas estava seguindo, aos trancos e barrancos, mas seguindo...
Então começaram as viagens a trabalho, em algumas passava a semana fora, pensei: "No problems! Levo o livro e vou lendo no avião ou ônibus e, depois do treinamento, eu leio no hotel" - Bah! O livro conheceu Macaé, Natal, Salvador, mas se li 2 páginas acho que foi muito...
Estava complicado, meti na cabeça de fazer a prova no final do ano, tinha que focar... Reiniciei os estudos, mesmo com as viagens estava decidida a manter o foco. Estava engajada, até orgulhosa de mim mesma, quando veio a mudança...
A mudança foi um furacão (que ainda não contei, mas o farei), tínhamos 1 mês para arrumar outro
apartamento e sair do estávamos. Foi uma loucura, mas conseguimos com a benção de Deus! (Veja aqui um pouquinho como foi) Uhhhhuuuu!!!!
E os estudos?! Estes foram para o saco de vez... Não tinha cabeça para arrumar a casa (pois é, pois além de mãe, esposa, profissional, sou dona de casa e ver tudo revirado me dava uma gastura danada) e estudar... Eu tinha que resolver o problema do armário (como contei um pouco aqui), colocar a casa em ordem, e ainda tinha as viagens a trabalho, simplesmente não conseguia estudar, eu não estava conseguindo sozinha...
O GRUPO DE ESTUDO
Foi quando resolvi que teria que participar de algum grupo de estudo, sozinha estava muito difícil, pois eu ficava me sabotando, pois além dos problemas reais ainda tinha os que acabava inventando para evitar o inevitável. Eu queria a certificação mas tinha medo de não conseguir... Mas era hora de enfrentar o medo... E lá fui eu perguntar ao grande oráculo (google) se existia no Rio algum grupo de estudo. Encontrei um e postei uma mensagem. Dias depois uma pessoa me respondeu, a esperança foi reacendida.
No dia 1o de abril marquei a prova (bem propício o dia, não? rsrsrs), para o final de maio. Era o tempo de revisar tudo.
Montei um calendário, era fazer uma revisão de pelo menos 30 minutos por dia até o final de semana anterior a prova e pronto! Estava pronta!
Só que na prática a teoria é outra... Até estava indo bem. Minha alocação no projeto acabava em abril e, sem nada em vista, ficaria uma semana em casa a princípio. Pensei: "Perfeito! Maridão estará viajando justamente nessa semana, não terei o estresse de começar em um projeto novo e ter que sair cedo para pegar as kids e ainda terei tempo para estudar. Oh! Maravilha!!!"
Só que alegria de pobre dura pouco. Justamente naquela semana que eu ficaria estudando, recebi um pedido de ajuda para um projeto que me deu total flexibilidade de horário e não seria a semana toda. Quase irrecusável. Aceitei. Mas... sempre tem um "mas". Aí um outro projeto me chamou para começar naquela semana. OMG. Eu que ficaria 1 semana em casa me via agora alocada em 2 projetos part-time, tendo ainda que ir para um local a 1h de distância de casa e sem marido para ajudar a pegar as crianças na escola.
Claro que estudei quase nada!
"Recupero nas 2 semanas seguintes" - Pensei.
Não foi bem isso que aconteceu. Eu queria ter feito 2 simulados completos, acabei fazendo somente 1. Não consegui revisar o livro todo, mas tinha refeito todos os exercícios dos capítulos. Na semana anterior já não tinha mais cabeça para estudar.
"O que você tinha para aprender, você já aprendeu. Agora relaxa!" - Disse meu sábio maridão.
MOMENTOS ANTES...
Na véspera da prova não peguei nos estudos pesados, fiquei lendo e relendo as fórmulas. Eu tinha combinado com meu chefe de tirar o dia da prova, queria ir tranquila, almoçar com calma, sem estresse.
Planejei-me em fazer a prova em 3h, assim teria 1h para fazer a revisão, dps da primeira 1h30 faria uma pausa para beber água, ir ao banheiro, comer uma barrinha. Tudo esquematizado!
Pedi ao Maridão para pegar o Bento na escola, não daria tempo de chegar em casa e abstraí de tudo...
Então chegou o dia da prova, acordo com o interfone tocando... Era o ônibus do Bento! Dei um berro e um pulo da cama! Como eu pedi para o Pablo pegar o Bento na escola assumí que ele acordaria cedo e tb o colocaria para escola... "Sempre combinar com o zagueiro!" Repita! "Sempre combinar com o zagueiro! Sempre combinar com o zagueiro!"
Eu queria um dia calmo, já começava estressada... rsrsrs Mas o resto da manhã transcorreu tranquilamente, tirando a ansiedade, claro! Até fui dar uma voltinha na rua para espairecer.
Antes do almoço fui checar meus emails e recebi um email do Andriele da Brainss onde falava sobre seguir em frente e não desistir. =] Bem, propício.
Estava ansiosa e nervosa, e como sempre faço quando assim estou, orei a Papai do Céu, pedi para acalmar meu coração e dar-me força para seguir em frente, caso falhasse. E lendo a Bíblia encontrei estes versículos:
"E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á;
Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á." Lucas 11:9-10
Era hora. No caminho fui tentando terminar de memorizar as fórmulas (por que deixei para a última hora??) e vi novamente o vídeo do Brainss falando de cálculo de ENT.
A PROVA
Depois dos procedimentos iniciais, estava lá, frente a frente com o computador. Era a hora da verdade!
Segui as recomendações e comecei a escrever no rascunho as fórmulas, então... Putz! Esqueci como eram algumas! Espremi o cérebro e... NADA! Não conseguia lembrar de jeito nenhum! Pensei: "Bem, espero que caiam poucas questões que precisem destas fórmulas..." Bah.
E LÁ VAMOS NÓS...
Próximo do final da primeira hora estava longe da metade da prova. É, lá se foi meu esquema. Deixei a sede, o banheiro e a fome de lado (na verdade estava tão na adrenalina que senti nada disso) e fomos em frente. Caíram várias questões com cálculos, adivinhem utilizando quais fórmulas. Exatamente as que tinha me esquecido! Mais revisão.
No final estava cansada e tinha trocentas questões para revisar. Terminei a prova e ainda faltavam cerca de 20 min do tempo. Decidi acabar logo com aquela angústia e descobri logo o resultado. Ou passava para a próxima fase ou teria que começar tudo de novo. Era a hora de saber qual caminho trilhar.
Depois de uns segundos que pareciam horas apareceu o resultado: CONGRATULATIONS!!!
Por um momento não acreditei! Ah! É pegadinha do Mallandro! É verdade mesmo?!
Era. Depois de meses de estudos, de indas e vindas, finalmente tinha conseguido vencer o chefão da fase!
Era como se um peso enorme tivesse sido tirado dos meus ombros e de repente o céu se abrisse e uma luz iluminasse tudo em volta.
TUDO FICOU MAIS LEVE E COLORIDO!
Agradeço primeiramente a Papai do Céu que sempre esteve me suportando e mostrando-me que era capaz e possível. Ao grupo de estudo: Jefferson, Ildeberto e Graciele, pelos nossos encontros que sem sombra de dúvida me ajudaram nesta conquista. Às dicas do Brainss que foram importantes neste finalzinho. A todos aqueles que acreditaram em mim e que de alguma forma me apoiaram. E em especial ao maridão, que sempre tem uma palavra "fofa" de sacode para me fazer caminhar.
E vamos que vamos!
E vamos que vamos!




Comentários
Postar um comentário
Manda um recadinho pra mim